SABOR DE BAR 2025 - O bem servir – Trabalhadores que são referência no setor de bares e restaurantes
No Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de Maio, o Brasil reconhece o esforço de milhões de profissionais que constroem o país todos os dias. Entre eles, estão os homens e mulheres que fazem dos bares, restaurantes e cantinas espaços de acolhimento, sabor e alegria: os garçons, garçonetes, cozinheiros, donos de bar e todos os que compõem essa cadeia produtiva essencial para o lazer e a cultura brasileira.
Enquanto a maioria aproveita feriados e fins de semana para descansar, são esses trabalhadores que garantem que tudo funcione com eficiência, simpatia e muito trabalho nos bastidores e no salão. E o Festival Sabor de Bar — que valoriza o melhor da gastronomia e do atendimento em Sete Lagoas — presta uma homenagem especial a esses profissionais.
A proprietária da Cantina do Caldo, Norma Guimarães, bicampeã do Sabor de Bar, é uma das vozes que simboliza essa luta diária:
"Todo mundo que estudou comigo me conhece como Norma. Meu nome mesmo é Noêmia Guimarães, mas Norma é apelido. Eu tenho 56 anos e um filho só, de 28 anos. Eu nasci no município de Santana de Pirapama, mas moro aqui em Sete Lagoas desde os 14 anos. Trabalho com caldo há 28 anos. Comecei a vender caldo em 1997. A Cantina tem 15 anos, mas antes eu trabalhava nas feiras vendendo caldo”.
O Sabor de Bar como divisor de águas:
"A Cantina do Caldo é nossa luta diária, mas a gente está bem. Estamos enraizados, como se diz. O Sabor de Bar, pra mim, foi um divisor de águas na minha vida. A Cantina tem 13 anos e o Sabor de Bar tem 16. Tenho os troféus lá na Cantina. Quero muito participar de novo”, completou Norma.
Outro homenageado é Luan Azevedo Barbosa, garçom há 15 anos da Churrascaria Três Marias / Lagoa Espetos, que também já marcou presença no Sabor de Bar. Ele e a esposa Valdirene são pais do Lorenzo, de 7 anos. Ele valoriza o Dia do Trabalhador e quem faz acontecer o dia a dia:
"Tenho 34 anos e há 15 anos eu trabalho na Churrascaria Três Marias. Comecei a trabalhar aqui pedindo um emprego, uma vaga, e eles me deram essa oportunidade. Tinha um garçom mais velho aqui, que foi me treinando. Eu me tornei garçom da churrascaria. Aprendi com ele. Ele chama Arnaldo."
"A maioria dos clientes que vem aqui a gente já conhece, são super gente boa. O maior desafio é sempre conseguir tratar bem o cliente, independente do que a gente passa. Já participei do Sabor de Bar. É um grande evento que acontece na cidade, movimenta muito. Traz pessoas diferentes, valoriza a gente também”, finalizou Luan.
No palco das mesas bem servidas, do atendimento atencioso e do tempero bem preparado, estão pessoas como Norma e Luan, que todos os dias ajudam a fazer da experiência em um bar ou restaurante um momento especial.
O Sabor de Bar celebra esses profissionais que fazem da arte de servir uma verdadeira vocação!
O Festival Sabor de Bar 2025 já está nas redes sociais. Nos siga no instagram e facebook @sabordebar7l
Fonte: Imprensa Sabor de Bar
Qual é a sua reação?






