Coluna de sexta-feira dia 16 de maio de 2025

Mai 19, 2025 - 15:45
 0  38
Coluna de sexta-feira dia 16 de maio de 2025
Coluna de sexta-feira dia 16 de maio de 2025

PODER PARA EXECUTAR
Com horas de debate, os vereadores aprovaram o projeto que cria a emenda Impositiva na Lei Orgânica do Município. Em síntese, esta proposta garante parte do orçamento da Prefeitura para que os vereadores indiquem investimentos na Saúde ou outra área de sua escolha. Os percentuais são os seguintes: 0,5% (2026), 1% (2027), 1,5% (2028) e 2% (2029). Só votaram contra a vereador Silvia Regina (Rede), que sempre foi contrária a pauta, e o vereador Caio Valace, que queria o percentual de 2% já no próximo ano.

NÃO É POUCO
Quem não conhece a realidade orçamentária da Prefeitura, pode acreditar que os percentuais são irrisórios. Ledo engano. Se a medida já estivesse valendo este ano, os 0,5% representaria aproximadamente R$ 7 milhões.  Isso garantiria uma indicação de aproximadamente R$ 370 mil para cada um dos 19 vereadores. 

DESIGUALDADE
O orçamento impositivo é mais um trunfo dos vereadores de mandado para desigualar a próxima campanha por uma vaga na Câmara Municipal. Além de estrutura de gabinete, vários assessores, carro alugado e divulgação diária em meios de comunicação do Legislativo, a turma ainda poderá indicar investimentos para melhorias em suas bases. Quem perder uma tentativa de reeleição pode pendurar o paletó. 

TÁTICA DO APOIO 
O prefeito Douglas Melo (PSB) está dando atenção especial aos vereadores da base quando se fala em obras da Prefeitura. Em qualquer entrega, ele aparece ao lado do parlamentar da região beneficiada em vídeos publicados em suas redes sociais. Esta tática funcionou muito bem na gestão do ex-prefeito Duílio de Castro (PSB) que, durante dois mandatos, conseguiu manter a base sempre apoiando o seu governo. 

EFEITO SOCIAL
A Festa do Trabalhador, promovida pela Prefeitura de Sete Lagoas no dia 1º de maio, gerou um ótimo retorno social. Foram mais de 12 toneladas de alimentos que serão destinadas a famílias de baixa renda da cidade. Cada quilo de alimento foi trocado por ingresso, comprovando que o evento atraiu um público recorde à Praça da Feirinha. 

TRANSPARÊNCIA DA IRMANDANDE
O Bispo Diocesano Dom Francisco Cotta preside, na próxima segunda-feira, a partir das 19h30, a Assembleia Geral Ordinária da Irmandade de Nossa Senhora das Graças, mantenedora do Hospital Nossa Senhora das Graças. O encontro reunirá conselheiros, diretores, autoridades, colaboradores e irmãos e terá como principal pauta a prestação de contas do exercício 2024. Os números deverão ser positivos já que a atual gestão colocou as questões administrativas e financeiros nos eixos. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Diário Sete Lagoas Editor e Redator do Jornal Diário de Sete Lagoas.